infracea-aeroporto-correia pinto-fachada.jpg

Com infraestrutura renovada Correia Pinto recebe voos comerciais

O município de Correia Pinto – Santa Catarina – receberá, em breve, ótimas novidades para a região envolvendo a chegada de voos regulares. O Aeroporto Regional do Planalto Serrano, ou como também é chamado, Aeroporto de Correia Pinto vem passando por uma série de mudanças com esse objetivo, desde que a INFRACEA assumiu a administração por meio de um processo licitatório, do qual foi a vencedora.

Seguindo um cronograma extenso, estipulado pelos órgãos públicos responsáveis pela licitação, e agora, com a perspectiva da chegada de voos regulares por parte das companhias aéreas, o aeroporto vem sendo preparado para atender a população da região. Inicialmente, Correia Pinto não recebia voos, por isso essas adequações foram tão necessárias. O aeroporto tem incrementado diversos aspectos ligados a demandas operacionais e de AVSEC; assim como os de infraestrutura, tais como o ajuste de cercamento, a instalação check-ins, e a instalação de uma locadora de veículos. Equipamentos que apoiam as operações de voo também foram implementados ou melhorados, como é o caso do processo de homologação da EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo), que está com uma inspeção prevista para ocorrer em breve; da homologação e realocação do PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão); e a instalação de uma estação meteorológica de superfície. Essas alterações e melhoras visam atender tanto a aviação geral, quanto as operações de voos regulares (voos comerciais operados por companhias aéreas).

Com essas demandas realizadas, o Aeroporto de Correia Pinto possuirá as condições necessárias para receber voos regulares. A companhia AEROSUL Linhas Aéreas começa a operar com a aeronave Cessna Aircraft Caravan 208B no aeroporto de Correia Pinto nessa semana, com voos para Florianópolis as quintas-feiras, marcando um grande momento como a primeira companhia aérea do Aeroporto Regional do Planalto Serrano! A companhia Azul Linhas Aéreas também sinalizou seu interesse e, com isso em vista, podemos dizer que a expectativa é que logo teremos voos regulares ocorrendo com uma frequência diária e muito possivelmente com a aeronave EMBRAER 195-E2! Será a primeira vez que teremos um avião turbofan (jato) na operação de voos regulares em um aeroporto administrado pela INFRACEA.

caravan-aerosul-infracea-correiapinto.jpg

Todo o processo vem sendo acompanhado pela Secretaria do Estado de Santa Cataria, que numa relação de parceria com a INFRACEA, tem o importante papel de fiscalizar se os itens do contrato estão sendo cumpridos e disponibilizar suporte para que o aeroporto alcance essas metas. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), também tem acompanhado essas adequações por meio de suas inspeções. Apesar dos imprevistos envolvendo a pandemia, todas as partes envolvidas, INFRACEA e órgãos públicos, foram capazes de se adaptar para entregar ao município de Correia Pinto um aeroporto que trará orgulho à região.

É fácil dizer o quanto será empolgante para a INFRACEA receber pela primeira vez uma aeronave a jato, esse é um fator que traz uma expertise e vivência nova para a equipe, que mesmo já estando devidamente treinada, reforça, na prática, esse conhecimento. Além disso, é um elemento que traz visibilidade para o aeroporto, todas essas melhorias acabam por atrair mais e mais progresso, seja na forma do desenvolvimento da região por meio da expansão da malha aérea regional, o que beneficia a criação de empregos e realização do potencial latente do empresariado de Correia Pinto; como sendo um chamariz para a operação de mais companhia aéreas e novos voos. De fato, Correia Pinto mostra um futuro otimista e cheio de boas novidades.

INFRACEA

Bloqueir@s da INFRACEA

Autor@

A INFRACEA possue uma equipe especializada em coletar e reportar informações de qualidade à população, empresários, gestores públicos, gestores e trabalhadores do setor aeroportuário.