incursão em pista (runway incursion)

Incursão em Pista

Hoje falaremos sobre um assunto importante: A Incursão em Pista (runway incursion). Veremos aqui alguns conceitos básicos e como preveni-la no dia a dia das nossas operações. Eventos de incursão em pista são cenários de alta criticidade, no qual os níveis aceitáveis de segurança operacional se reduzem drasticamente e consequentemente podem acarretar acidentes ou incidentes aeronáuticos graves.

Presença incorreta

ENTENDENDO A INCURSÃO EM PISTA

Invasão de uma pessoa ou veículo no sítio aeroportuário ou numa pista de táxi ou no pátio. Embora essas ocorrências possam afetar a segurança operacional, elas não se configuram como incursão em pista.

O que é Incursão em Pista segundo o RBAC 153?
Incursão em pista é toda ocorrência em aeródromo envolvendo a presença incorreta de aeronave, veículo ou pessoa na área protegida de uma superfície designada para pouso e decolagem de aeronaves. ATENÇÃO! A definição não inclui animais nem objetos. Outro conceito importante a ser recordado citado na definição de incursão em pista é o de área protegida.

O que é Área Protegida?
De acordo com o RBAC 153, área protegia é a área que compreende a pista de pouso e decolagem, a stopway, o comprimento da faixa de pista, a área em ambos os lados da pista de pouso e decolagem delimitada pela distância estabelecida pelo RBAC 154 para a posição de espera da referida pista, a área de segurança fim de pista (RESA - Runway End Safety Area) e, se existir, a zona de parada (stopway). DICA: Uma incursão em pista se caracteriza por dois parâmetros: Presença incorreta e Área protegida. É necessário que ocorram as duas condições em simultâneo para que a ocorrência seja classificada como incursão em pista. Por isso, a INFRACEA como operador de aeródromo treina os colaboradores do operacional a serem capazes de identificar corretamente esses dois parâmetros envolvidos em evento de incursão em pista. Para melhor entendimento, a figura abaixo mostra como a área protegida (em amarelo) deve ser definida para o exemplo de pista de pouso e decolagem representado.

Exemplo - Delimitação de área protegida aeroporto

É necessário observar que os limites laterais da área protegida são definidos pela distância da posição de espera e não pela largura da faixa de pista, da RESA ou da clearway. Abaixo segue a Tabela C-6 para consulta:

RBAC 154 - Tabela C-6

Sinalização da área protegida

Em alguns aeródromos, como é o caso do Aeroporto de Dix-Sept Rosado (Mossoró/RN), a área protegida é sinalizada com tubos PVC (figura abaixo) em toda a sua extensão e em ambos os lados da pista, essa sinalização possui faixas refletivas para visualização noturna. ATENÇÃO! Não pode ser utilizada uma estrutura que não seja frangível.

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FATORES CONTRIBUINTES

Normalmente, as incursões em pista têm múltiplos fatores contribuintes e podem envolver pilotos, controladores de tráfego, motoristas ou pedestres. Alguns desvios que podem contribuir para incursões em pista de pouso e decolagem incluem:

  • ✈ Falhas em seguir a autorização ou instrução;
  • ✈ Falhas em seguir os procedimentos;
  • ✈ Divulgação de uma autorização, instrução ou procedimentos incorretos;
  • ✈ Seguir uma autorização, instrução ou procedimento incorretos;
  • ✈ Perda de consciência situacional;
  • ✈ Falta de uso da fraseologia nas comunicações;
  • ✈ Pouco conhecimento do aeródromo;
  • ✈ Uso de procedimentos inadequados ou inapropriados;
  • ✈ Sinalizações do aeródromo inadequadas ou confusas;
  • ✈ Layout do sistema de pistas de táxi.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Reforçamos que é extremamente importante ter o máximo de cautela e atenção quando forem realizar qualquer tipo de ingresso e permanecer na área protegida em seu aeródromo, além de seguir estritamente os procedimentos descritos no Manual de Operações (MOPS). Só assim poderemos garantir os níveis aceitáveis de segurança operacional, bem como reduzir a probabilidade de incursão em pista e assim evitarmos acidentes ou incidentes aeronáuticos.

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